Cida Falabella, a vereadora da Cultura


Compromisso com Cultura, Educação e Inclusão para o futuro de Belo Horizonte

Cida Falabella é uma defensora incansável da cultura, da educação e dos direitos das comunidades tradicionais em Belo Horizonte. Em sua longa trajetória artística e política, Cida fundou um dos primeiros Pontos de Cultura da regional Pampulha, a Zap 18, e como Conselheira Municipal de Cultura, aprofundou seu conhecimento sobre as políticas culturais da cidade.

Como vereadora, Cida defende a ampliação dos investimentos públicos na cultura, entendendo a pauta como direito fundamental das pessoas que vivem em Belo Horizonte, seja no centro ou nas quebradas.  Também defende a liberdade de expressão e de aprender e ensinar, desempenhando um papel importante na contenção do avanço da Guerra Cultural em Belo Horizonte, que tenta criminalizar artistas e movimentos culturais periféricos. Artistas não são criminosos! Chega de caretice!

Nos últimos anos, esteve em diálogo constante com artistas, educadores, movimentos culturais e comunidades, buscando construir pontes entre os setores populares e o poder público, e lutando por uma uma cidade mais inclusiva e vibrante.


Defesa da educação e da liberdade de ensino


Cida tem sido uma voz firme em defesa das trabalhadoras da educação. Na Câmara Municipal de Belo Horizonte, votou pela equiparação salarial das professoras da educação infantil, garantindo a valorização dessas profissionais que são fundamentais para o futuro da nossa cidade. Além disso, mantém diálogo aberto com o SindRede BH, e enfrentou as diversas ameaças à liberdade de aprender e ensinar, posicionando-se sempre ao lado da educação pública de qualidade.

Sua atuação vai além das votações. Cida Falabella destinou emendas parlamentares para levar brinquedos indígenas às creches e pré-escolas municipais, promovendo a diversidade cultural desde a primeira infância. Também apresentou um Projeto de Lei para incluir a Capoeira nas Escolas, fortalecendo o vínculo dos estudantes com as raízes afrobrasileiras. Outro grande avanço foi a transformação do Programa Arte da Saúde, que oferece oficinas de arte para crianças e adolescentes em vulnerabilidade psicossocial, em uma política de Estado. Agora, Cida quer garantir que a Escola Livre de Artes se torne um programa permanente e gratuito de formação cultural e artística em Belo Horizonte.

Leis aprovadas e conquistas para o setor cultural


Cida Falabella é autora de leis fundamentais para a cultura em nossa cidade, como a Lei Cultura Viva, a Lei de Incentivo ao Hip Hop e a Lei Rua Vive, que permite o trabalho de ambulantes em eventos culturais e manifestações de rua. Além disso, sua articulação política foi essencial para a implementação da Lei Paulo Gustavo em Belo Horizonte, garantindo recursos para o setor cultural.

Cultura viva e matrizes africanas


Cida é a autora da Lei Cultura Viva em Belo Horizonte, e fez da capital mineira a primeira do país a ter uma política específica para a rede local de Pontos de Cultura. Esse projeto, fruto de seis anos de trabalho, envolveu mais de 500 iniciativas culturais e cidadãs e foi construído em diálogo aberto com a população e a Prefeitura. Desde 2021, Cida já articulou mais de R$ 2,5 milhões em emendas parlamentares para apoiar os Pontos de Cultura de nossa cidade.

Além disso, Cida tem um compromisso profundo com a valorização das tradições afro-brasileiras. Ela entregou a maior honraria da Câmara Municipal, o Grande Colar do Mérito Legislativo, ao Pai Ricardo de Moura, uma liderança comunitária e zelador de um dos principais territórios de religiosidade afro-brasileira em Belo Horizonte.

Um carnaval para todas as pessoas


Cida Falabella defende o carnaval como uma manifestação popular e cultural essencial para Belo Horizonte. Como relatora do Grupo de Trabalho do Carnaval por dois anos consecutivos, ela dialogou com diversos agentes culturais e trabalhadores do carnaval, garantindo que esse evento continue sendo acessível e inclusivo. Cida é coautora de leis que facilitam o credenciamento e garantem a dignidade dos ambulantes durante a folia e em outras manifestações populares.

Um voto pela cultura de BH


Cida Falabella é uma candidata a vereadora comprometida em continuar sua luta por uma cidade que respeita e valoriza a cultura, suas educadoras e suas comunidades tradicionais. Seu histórico de lutas e conquistas fazem de Cida a escolha certa para quem quer uma Belo Horizonte com mais cultura, educação e alegria.