POLÍTICAS PARA CUIDAR DE QUEM CUIDA


Conheça o trabalho de Cida Falabella como vereadora que defende as políticas de cuidados em Belo Horizonte

Política de Cuidados é a política da vida cotidiana, que acontece muitas vezes longe das discussões da arena política formal. Porém, Cida acredita que os cuidados são o centro de toda a vida: nenhum de nós estaria vivo se não tivéssemos sido alimentados, banhados, ensinados, amados desde a infância. E é hora desse trabalho, que é feito quase que exclusivamente por mulheres, sobrecarregando-as e impedindo-as de alcançar seus objetivos de vida, ser visibilizado, valorizado, redistribuido e discutido na arena pública. 

Como vereadora, Cida defende a implementação de medidas e serviços destinados ao suporte contínuo e adequado de idosos, pessoas com deficiência e famílias em situações de vulnerabilidade, além do reconhecimento público de iniciativas comunitárias de cuidados, como hortas, bibliotecas e centros de convivência que já existem em toda a cidade e desempenham importante papel na promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Para garantir a implementação da Política de Cuidados em BH, Cida defende a destinação de recursos e apoio para atividades diárias de cuidados comunitários e cuidados de saúde, assegurando que ninguém seja deixado para trás ao necessitar de assistência.


Referência nas políticas de cuidados


Cida Falabella tem se destacado como vereadora atuante nessa pauta ao destinar R$ 450 mil em emendas para mapear e reconhecer práticas territoriais de cuidados coletivos em Belo Horizonte. Sua atuação vai além das fronteiras locais; a convite da ONU Mulheres, Cida participou de discussões sobre trabalho e economia dos cuidados em Belém do Pará, na Colômbia e no Uruguai.

Ela também ofereceu formação à equipe da Prefeitura de BH e acompanhou de perto a construção do projeto de lei que cria a Política Municipal de Cuidados na cidade, colocando nossa capital na vanguarda dos debates nacionais e internacionais. Atualmente, Cida mantém um Grupo de Estudos sobre políticas de cuidados, que reúne mensalmente pesquisadoras e ativistas dentro do tema para debater e aprofundar o tema.


Emendas parlamentares



Além disso, Cida garantiu verbas por meio de emendas parlamentares para iniciativas essenciais, como a aquisição de macas para idosos acamados, o suporte aos Grupos de Convivência da Pessoa Idosa, a realização do Censo Inclusão na cidade e a oferta de um curso gratuito de formação de doulas. Seu trabalho também contribuiu para o financiamento do Hospital Sofia Feldman, da Maternidade do Odilon Behrens e para a impressão de cartilhas voltadas para migrantes no SUS.